A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA deu início hoje (28/10/15) ao seu XVII Encontro de Iniciação Científica. O evento está sendo realizado no Campus da CIDAO e oportuniza a apresentação de trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências Sociais Aplicadas. Ao todo foram 460 trabalhos inscritos dos quais 369 foram selecionados, destes, 51 apresentações são de alunos bolsistas, serão expostos na modalidade oral e concorrem a premiação. A abertura foi realizada pelo Prof. Fabianno Cavalcante de Carvalho, reitor da universidade. É importante ressaltar que o evento prossegue até o dia 29 e faz parte da programação do Outubro UVA 2015.
De todos os trabalhos que estão sendo apresentados, o evento conta a apresentação de trabalhos oriundos do LABSUS, o que reafirma o compromisso desse grupo de pesquisa com a produção de conhecimentos acadêmicos na área da saúde com alto padrão de qualidade. Um dos trabalhos apresentados por membros do LABSUS é a pesquisa do acadêmico de Enfermagem da UVA, Diógenes Farias Gomes, que tem o título "Direito Sanitário: qual seu espaço nos cursos de bacharelado em Enfermagem?". Também podemos citar a apresentação da pesquisa da também acadêmica de Enfermagem da UVA, Rayann Branco, de título "Representações sociais na construção da identidade do enfermeiro: evidências à luz da literatura".
Além disso, o evento conta com um espaço reservado para os grupos de pesquisa divulgarem um pouco do trabalho que eles vem desenvolvendo. O LABSUS conta com um espaço no qual está disponibilizando materiais e informações acerca dos trabalhos que esse grupo de pesquisa vem construindo ao longo dos anos.
Historicamente o LABSUS não só mantêm uma trajetória de participação bastante ativa nos Encontros de Iniciação Científica da UVA, como também frequentemente vem conquistando premiações de destaque dentre os trabalhos apresentados. Um exemplo é de que na edição anterior desse evento, o LABSUS conquistou o primeiro lugar na área de Ciências da Saúde, e também o primeiro lugar na grande área Ciências da Vida.
Tanto o sucesso da atuação do LABSUS nos encontros de IC dos anos anteriores, como a participação na edição desse ano, só foi possível devido o envolvimento dos bolsistas de iniciação científica, bolsistas voluntários e corpo técnico sob a regência das professoras Dra. Maria Socorro de Araújo Dias e Profa. Maristela Inês Osawa Chagas.
Comentários